sexta-feira, 29 de maio de 2015

ACT 2015/2016: SINPAF convoca assembleias com indicativo de greve

Diante da postura autoritária da Embrapa na mesa de negociação da Campanha Salarial 2015/2016, o SINPAF convoca seus trabalhadores para assembleias no dia 2/6 com indicativo de greve pela manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente e avanço em novas conquistas.

A rejeição do reajuste percentual de 5,36% em mesa, pelo SINPAF, foi questionada pela comissão de negociação da Embrapa, que colocou em cheque a autoridade da Comissão de Negociação do Sindicato e sua representatividade.

Mediante a atitude da mesa, o SINPAF entendeu que a comissão da Embrapa se recusou a dar continuidade nas negociações e, por isso, o Sindicato declarou que convocará assembleias com o indicativo de greve a fim de assegurar os direitos dos trabalhadores.

A comissão de negociação da empresa prorrogou o ACT até o dia 10/6, com manutenção de suas cláusulas, mas se recusou a garantir a retroatividade da data-base (1 de maio) por igual período ou superior. O SINPAF reiterou o pedido de prorrogação da data-base por 30 dias.

Em resposta, o SINPAF convoca seus trabalhadores para mobilização. “Não vamos compactuar com esse teatro da Embrapa. Entendemos a situação econômica do Brasil, mas vemos que a empresa tem má vontade em negociar. Essa é uma postura isolada de alguns presidentes de estatais como o da nossa”, afirmou o presidente do SINPAF, Julio Guerra.

Para a Diretoria Nacional do SINPAF o maior impedimento para uma boa negociação é a postura desrespeitosa e autoritária da diretoria da Embrapa.

As próximas rodadas de negociação foram pré-agendadas para os dias 16 e 17 de junho a pedido do SINPAF, mas sem anuência da comissão da empresa.

Presidente da Embrapa recebe SINPAF após indicativo de greve ser sinalizado em mesa pelo Sindicato
 
O presidente da empresa, Maurício Antônio Lopes, e a diretora-executiva de Administração e Finanças, Vânia Beatriz Castiglioni, receberam a Comissão Nacional de Negociação do Sindicato no final da tarde desta quinta-feira, 28/5, após finalizada a rodada de negociação.

O presidente do SINPAF, Julio Guerra, apresentou as dificuldades e reafirmou a falta de boa vontade da Embrapa em negociar com a representação dos trabalhadores. Lopes solicitou um prazo até hoje, 29/5, para que possa se reunir com sua equipe e dar respostas sobre a prorrogação da data-base do ACT e sobre as novas rodadas de negociação.

O presidente da estatal se mostrou disposto a negociar e avaliar possibilidades de acordo.

Diretoria de Divulgação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário