quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Hoje, 24 de fevereiro, faz 90 anos que as mulheres brasileiras passaram a ter o direito de votar


Hoje, 24 de fevereiro, faz 90 anos que as mulheres brasileiras passaram a ter o direito de votar. Uma conquista recente, que foi um marco muito importante na luta das mulheres pela igualdade de direitos com os homens.

O voto feminino foi assegurado em 1932, quando o novo código eleitoral do país entrou em vigor, em pleno governo provisório do ex-presidente Getúlio Vargas, e passou a ser previsto pela Constituição Federal dois anos mais tarde. Mas a pressão das mulheres pelo direito de votar e de serem eleitas ganhou corpo no início do século 20, a partir do movimento sufragista brasileiro, no qual mulheres tinham como bandeira a conquista de direitos políticos.

A conquista do voto feminino foi um divisor de águas. Desde então, nessas nove décadas da história, tivemos muitos avanços com as mulheres passando a ocupar cargos políticos em todas as esferas. Entretanto, ainda é muito baixa a representatividade do sexo feminino nesse meio.

De acordo com dados da última eleição, o Brasil tem cerca de 77,6 milhões de eleitoras, que representam 52,5% dos votos. No congresso nacional, somente 15% das cadeiras são representadas por mulheres. Ou seja, somos mais da metade do eleitorado brasileiro e a minoria nos cargos eletivos.

Isso comprova que nossa luta continua atual e necessária e que ainda temos um grande desafio pela frente.
 
Rosangela Buzanelli
FB | IG: @rosangelabuzanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário