terça-feira, 17 de novembro de 2015

Auditoria revisa lista das não conformidades mais comuns na Embrapa

Já está disponível na página da Área Auditoria na intranet a lista das não conformidades mais comuns nas Unidades, por área de atuação, identificadas nos trabalhos realizados em 2014 e 2015. A primeira versão, divulgada em 2011, foi revisada e atualizada.

De acordo com o chefe da AUD, Ernane Rocha da Silva, compartilhar essas informações contribui para evitar que as Unidades repitam essas não conformidades. "Normalmente a Unidade só fica sabendo dos problemas encontrados na sua realidade, quando enviamos o relatório que fazemos. A ideia é que todos conheçam o que é mais recorrente em toda a Empresa", explica. A lista vem acompanhada da fundamentação e de recomendações da Auditoria para lidar melhor com essas fragilidades.

A estratégia tem funcionado. As Unidades melhoraram sua gestão naquelas não conformidades apontadas na lista de 2011. "Os controles administrativos vão sendo fortalecidos aos poucos, é um processo evolutivo", diz Ernane. Porém, à medida que os controles internos administrativos relacionados àquelas questões mais recorrentes são fortalecidos, as impropriedades antigas vão se resolvendo e novas não conformidades começam a ficar mais evidentes e recorrentes, é um processo dinâmico. Por isso, a AUD atualizou a lista publicada na intranet.

Como primeiro exemplo do que era recorrente e hoje já não é, Ernane cita os processos de viagens – eram comuns o atraso na prestação de contas, viagens sem autorização formal prévia, obtenção de crédito de passagens não utilizadas. Outra inconformidade bastante recorrente, mas que tem apresentado sinais de melhoria nos controles internos, refere-se aos aspectos formais do processo licitatório, principalmente a falta de peças.

O chefe da AUD afirma que a gestão de contratos também teve avanços. "Ainda é uma fragilidade grande, mas hoje temos notado uma preocupação de toda a Embrapa em uniformizar os procedimentos, inclusive criando áreas específicas nas Unidades", diz.

Já a nova lista aponta problemas como o acompanhamento de obras, principalmente na fase de elaboração das principais peças da licitação (projeto básico, projeto executivo, edital, dentre outras) e de execução. Como as obras envolvem montantes altos de recursos, devem ser bem planejadas, projetadas e acompanhadas de perto. A Auditoria informa que este ano, por recomendação da Controladoria Geral da União (CGU), está sendo feito um levantamento das obras em andamento na Embrapa.

De acordo com Ernane, a iniciativa faz parte dos esforços da Unidade para se tornar cada vez mais parceira da gestão e dos executores dos processos, não apenas verificando as fragilidades, mas também se antecipando aos possíveis problemas.

A Auditoria

A Assessoria de Auditoria Interna (AUD), Unidade Central técnico-administrativa vinculada ao Conselho de Administração da Embrapa (Consad), é responsável pelo assessoramento à Diretoria-Executiva e ao Consad na verificação da aplicação dos dispositivos legais e na execução dos procedimentos internos administrativos e de controle.

A Unidade está sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. A CGU é o órgão central desse sistema.

Secretaria de Comunicação
larissa.morais@embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário