segunda-feira, 8 de junho de 2015

ACT 2015/2016: Governo Federal endurece as negociações coletivas e mais uma instituição pública deve paralisarem suas atividades

A Embrapa obteve ao longo desses cinco anos um lucro social médio de R$ 19.640.000.000,00 (dezenove bilhões e seiscentos e quarenta milhões de reais), enquanto para cada real aplicado a Embrapa retornou a sociedade brasileira em média R$ 8,67 (oito reais e sessenta e sete centavos).
 
Fonte: Balanço Social 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 Embrapa
Ouve um incremento no lucro social da empresa em 2014 da ordem de 14,16867% em relação ao ano de 2013. Mais quando a empresa vem para mesa de negociação disse que não tem parâmetro de negociação e tenta jogar no balde de lixo 26 anos de luta e conquista dos trabalhadores da Embrapa.

A Embrapa que negocia sobre orientação do DEST - Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais o qual é ligado ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão; ambos se reportam diretamente a presidente Dilma Rousseff (PT) partida dos trabalhadores que está no poder. Durante todo o processo de negociação da Campanha Salarial 2015/2016 da Embrapa o governo vem desrespeitando a categoria.

Apesar de alguns órgãos do governo e os gestores da empresa querem atribuir essa situação ao cenário político agravado pela crise econômica; o SINPAF/Seção Sindical Embrapa Petrolina que representa os trabalhadores não ver nexo na crise causada pelo PT e com o aval da CUT comosendo responsabilidade dos trabalhadores.

Neste sentido o SINPAF não ver outro caminho que não seja a mobilização da categoria para discutir a situação dos trabalhadores da Embrapa, mas também para deflagrar um MOVIMENTO NACIONAL contra o PLC 30 da terceirização; as MPs 664 e 665, que determinam novas regras para acesso a benefícios previdenciários como, por exemplo, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Auxílio Doença; e pela manutenção de direitos e conquistas dos trabalhadores.

Como podemos admitir no governo dos trabalhadores retrocessos em conquista obtidas durantes esses 26 anos “NÃO SE MEXE EM CONQUISTA”.

Contra a proposta ultrajante da Embrapa de reajuste de 5,36%;
Manutenção de conquistas históricas dos trabalhadores;
Manutenção do plano de saúde no acordo coletivo;
Valorização dos trabalhadores das estatais;
Fim do conservadorismo nas empresas estatais;
Responsabilidade dos gestores com as empresas públicas;
Legitimidade das entidades representativas dos trabalhadores.

Trabalhador em todo país, participaram de assembleias onde definiram “PARALISAZÃO NACIONAL 10/06” e assembleia permanente a partir de 02/06 até o fim das negociações uma vez que o está em jogo nesse acordo coletivo são os 26 anos de lutas históricas dos trabalhadores da Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário