terça-feira, 16 de junho de 2015

ACT 2015/2016 DA EMBRAPA: começa a 6ª mesa de negociações

Na manhã desta terça-feira (16/6), SINPAF e Embrapa retornaram à mesa de negociação da Campanha Salarial 2015/2016. No início da reunião, a empresa registrou em ata que reitera a necessidade de flexibilização de ajustes para manter o equilíbrio econômico do plano de saúde. De acordo com a Embrapa, continuará mantendo o plano de saúde nos termos do regulamento, mas a rigidez imposta pelo parágrafo primeiro da cláusula 28 do ACT, pode inviabilizar o funcionamento do mesmo.

Plano de saúde – Em contrapartida, o SINPAF também registrou em ata que diferentemente dos argumentos da empresa, a exclusão dos dois primeiros parágrafos da cláusula 28, constitui retirada de direitos com uma visível perda de domínio dos trabalhadores e o controle do plano.

O Sindicato alega que se recentemente o plano de saúde enfrentou dificuldades financeiras, estas não foram ocasionadas pelos trabalhadores e sim pela falta de uma gestão qualificada da Casembrapa. “O plano é uma conquista e um avanço para a política de saúde do trabalho, que garantimos na luta junto à empresa. Não podemos abrir mão”, afirma Julio Guerra, presidente do SINPAF.

Manutenção de cláusulas importantes – Durante a reunião, o SINPAF reiterou o seu posicionamento em manter integralmente a redação de cláusulas importantes para os trabalhadores, porém, pediu suspensão e ACT revisando para alguns parágrafos. Tudo para melhoraria do ACT e em benefício dos empregados da Embrapa.

Reajuste salarial – O SINPAF também reiterou que mantém a proposta de reajuste com IPCA do período mais 5% de ganho real.

O SINPAF e a Embrapa prosseguem em mesa com a negociação das cláusulas sociais.

Ao final da reunião, divulgaremos a ata de negociação para acompanhamento das cláusulas uma a uma.

A reunião encerrou às 12h para almoço e retornará na parte da tarde, às 13h30.

Diretoria de Divulgação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário