quinta-feira, 28 de maio de 2015

ACT 2015/2016 Embrapa: SINPAF realiza mobilização contra o retrocesso e por avanço nas negociações

A Comissão Nacional de Negociação do SINPAF realizou nesta quarta-feira (27/05) uma ampla mobilização na entrada da sede da Embrapa, em Brasília/DF, para alertar os trabalhadores sobre o andamento das negociações do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2015/2016.

Pela manhã, no momento da chegada dos trabalhadores na empresa, foram distribuídos panfletos informativos e adesivos da Campanha Salarial deste ano. Faixas contra o retrocesso em conquistas históricas e em busca de avanço nas negociações foram afixadas no local.

Queremos mobilizar a categoria para o ACT. A Embrapa insiste em excluir ou suspender cláusulas de interesse da categoria propostas no ACT deste ano. Além disso, propõe retirar do ACT conquistas obtidas a partir de muitas lutas e mobilizações, argumentando que é orientação do Governo Federal. Não vamos admitir isso”, destaca o presidente do SINPAF, Julio Guerra.
O presidente do SINPAF afirma que o protesto realizado hoje foi apenas o início das mobilizações. “Estamos convocando todos os trabalhadores para uma mobilização nacional permanente. É hora de unirmos forças para garantir nossas conquistas e avançar nas negociações da Campanha Salarial deste ano. Em direitos conquistados não se mexe. Não vamos aceitar retrocessos”, informou.

Nova rodada de negociações e reunião com a diretoria da Embrapa

Na reunião de hoje foi finalizada a análise das cláusulas do ACT 2015/2016, um total de 129 cláusulas, sem avanços. A Embrapa seguiu a linha dos outros encontros e, novamente, solicitou a exclusão e suspensão de diversas cláusulas de interesse dos trabalhadores, principalmente as cláusulas novas. Foram debatidas 70 cláusulas, 46 excluídas e 24 suspensas. O SINPAF solicitou a suspensão de nove cláusulas para revisão de texto.

Nesta quinta-feira (28/5), a Comissão Nacional de Negociação volta a se reunir com a empresa para discutir as cláusulas que foram suspensas, a pedido da Embrapa. Espera-se que neste encontro seja apresentada uma proposta ao SINPAF relativa às cláusulas econômicas do ACT. Em seguida, às 15h, está agendada uma reunião com o presidente, Maurício Antônio Lopes, e a diretora-executiva de Administração e Finanças, Vania Beatriz Castiglioni.

Diretoria de Divulgação e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário