sábado, 8 de junho de 2013

Pesquisador da Embrapa, Marcos Drumond, é agraciado pelos vereadores com título de cidadão petrolinense

Em sessão ordinária da Casa Plínio Amorim, foi aprovada nesta quinta-feira (6) a concessão de título de cidadão petrolinense ao pesquisador da Embrapa Semiárido, Marcos Antonio Drumond, natural de Bocaiúva (MG) e residente em Petrolina a 35 anos.

Segundo o autor da proposta, o vereador Adalberto Bruno Filho (Betão), Drumond é merecedor do reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cidade na área ambiental e social. "O homenageado mora em Petrolina desde 1978, e é um homem que tem desenvolvido muitas pesquisas que trouxeram benefícios para nossa fauna e flora, e enfim para todo o nosso semiárido. É um bom professor de nível superior, e na área social, como presidente do Rotary Club Petrolina, ele conseguiu construir 76 casas que formaram a Vila Rotary. As casas foram entregues com água, energia elétrica e escritura, e foram doadas às famílias que atuavam no Raso da Catarina, o antigo lixão da cidade.

Marcos Drumond é filho de Manoel Drumond e de Geralda Pereira Veloso (falecidos), seus eternos guias. Terceiro de cinco irmãos, sempre manteve um excelente relacionamento pessoal com estes, o que permitiu mantê-los sempre unidos e solidários. Casado com Gean Maria de Sá e Drumond, Bacharel em História, atual Gerente do Museu do Sertão, com quem teve quatro filhos, Marcos Gustavo (Procurador Geral do Distrito Federal), Karla Priscilla (Advogada e empresaria); Marcos Antonio (Administrador de Empresa e empresário) e Marcos Paulo, (estudante de Engenharia).

Foi contratado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, lotado na Embrapa Semiárido, na cidade de Petrolina-PE, em 09 de maio de 1978, onde teve uma excelente adaptação, integrando-me totalmente à Unidade, a cidade e à região. Em 1985 concluiu o curso de Mestrado em Engenharia Florestal, pela ESALQ/USP Campus de Piracicaba-SP, em 1996 e o curso de Doutorado em Ciência Florestal pela UFV.

Como pesquisador, Drumond atua nas áreas de fitossociologia, manejo florestal, agrossilvicultura, recuperação de áreas degradadas, florestas energética e ainda com a seleção e manejo de plantas oleaginosas dos gêneros Jatropha, Ricinus e Helianthus. É responsável pela introdução de diversas espécies arbóreas de múltiplos usos de relevante importância para a região Semiárida do Nordeste brasileiro. É autor de mais de 200 artigos técnicos-científicos publicados em revista e anais de eventos nacionais e internacionais.

Participou de Congressos, Simpósios e Reuniões no Brasil e no exterior (como expositor, apresentador, coordenador e outros). Foi assessor técnico dos projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, pelo resíduo de mineração, de arborização urbana e Supervisor do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (PAPP) junto à Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (ENDAGRO), no Estado de Sergipe, e posteriormente, junto a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) no estado de Minas Gerais, no período de janeiro/87 a julho/90. Seu currículo inclui também o cargo de professor convidado da disciplina “Agrossilvicultura” da Universidade Federal de Viçosa, durante o curso de Doutorado.

É professor do Curso de Pós-graduação em Engenharia Florestal da UFCG-Campus de Patos desde 2007. Também professor convidado da Universidade Federal de Alagoas/CNPq no curso de Pós-graduação Latu Sensu “Especialização em Ciências Ambientais”.

A solenidade de entrega do titulo será marcada em data a ser escolhida pelo próprio homenageado que se disse bastante honrado com o reconhecimento ao seu trabalho e mesmo sem o título já se considerava um petrolinense.
Fonte: Do Blog do Francisco Evangelista

Um comentário:

  1. Parabéns! Quiçá todos os que aqui chegam realmente gostassem desta Terra e trabalhassem pelo seu desenvolvimento.
    Juscileide Medeiros - Embrapa

    ResponderExcluir