quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A partir do dia 15, médicos suspendem atendimento a sete planos em Pernambuco

A partir da próxima segunda (15), os médicos de Pernambuco prometem paralisar o atendimento a pacientes vinculados a sete planos de saúde do Estado -  Hapvida, Sulamérica, Ideal Saúde, Golden Cross, Intermédica, Interclínicas e Notre Dame.

A decisão foi reafirmada na manhã desta quarta (10), em ato público realizado na Ilha do Leite, no Centro do Recife. Panfletos com as principais reivindicações foram entregues no local, que contou com a participação de 40 médicos. O atendimento deve normalizar na sexta (19).

“A manifestação aconteceu em todo o País, mas a categoria de cada Estado escolheu sua forma de protesto”, declarou o presidente da comissão estadual de honorários médicos, Mário Fernando Lins, também diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A categoria luta contra a exploração por parte das operadoras de plano de saúde. “Temos alguns pontos que não podem continuar como estão, como o preço das consultas. Avaliamos que o valor deve variar entre R$ 60 e R$ 80″, destaca o médico.

Ele ainda ressalta que os médicos do Estado solicitam a adoção da Tabela de Honorários Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), além de menor interferência das operadoras nos atendimentos. “Os planos demoram a atender ou negam atendimentos, alguns exames demoram dias para liberação. Isso atinge diretamente a saúde do paciente e o tratamento. Quem sabe da urgência do procedimento é o médico e não o contador do plano de saúde”.

De acordo com o presidente, atendimentos de urgência, emergência e tratamentos como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e hemoterapia serão respeitados.

As operadoras Golden Cross e Sulamérica já alertaram para uma abertura de negociações. “Alguns planos já entraram em contato. Estamos abertos ao diálogo, o movimento acontece em defesa da saúde, dos médicos e dos pacientes”, completa. (NE10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário