segunda-feira, 21 de maio de 2012

Artigo: Embrapa 100% pública

Um polêmico projeto de lei, nº 222/08, de autoria do senador Delcídio Amaral, está dando o que falar no Congresso. A proposta é privatizar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O que, evidentemente, não conta com o apoio de funcionários e pesquisadores do órgão.

Em contato com o Blog, representantes da Embrapa em Petrolina enviaram um artigo da engenheira agrônoma e consultora em Biodiversidade, Dra. Ângela Cordeiro, sobre o assunto.

Confiram:

O que se pode esperar da EMBRAPA tendo empresas como Monsanto, Syngenta, Bayer etc, no Conselho de Acionistas? Se, hoje, já é difícil incluir temas como agricultura familiar, agroecologia, agrobiodiversidade na pauta de pesquisa, imagine com esses acionistas?
 
O que vai acontecer com os recursos genéticos depositados no CENARGEM e outros bancos da EMBRAPA? Serão de propriedades das companhias acionistas?


A EMBRAPA se destaca pelo grande número de pesquisadores com graduação no exterior, na grande maioria financiada com recursos públicos. Esse “capital humano” vai se tornar ativo dos novos acionistas (privados)?


Considerando a importância da inovação e pesquisa na agricultura para um Brasil sustentável, sem fome e sem miséria, o que esperar de uma empresa de pesquisa cuja agenda venha ser orientada pelos desejos de Monsanto, Syngenta, Bayer…?


Se a segurança alimentar e o combate à fome são de fato prioridade na agenda brasileira, não seria mais adequado priorizar investimentos públicos na EMBRAPA, em vez de praticamente privatizá-la?


Dra.Ângela Cordeiro/Engenheira Agrônoma e Consultora em Biodiversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário