quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SINPAF reivindicará administração democrática na Fundação Ceres

O SINPAF reivindicará, nos próximos dias, a instituição de uma nova diretoria na Fundação Ceres, com garantia de paridade na representação da patrocinadora e dos participantes e assistidos. A  diretoria executiva é o órgão de administração geral da Ceres, responsável  por  executar  as  diretrizes fundamentais e cumprir as normas gerais  baixadas  pelo  Conselho Deliberativo e estabelecidas no Estatuto e nos  regulamentos  dos  planos  de  benefícios. Ela é constituída por três diretores: superintendente, seguridade e investimentos, todos indicados pela Embrapa.

A configuração proposta pelo sindicato garantirá dois representantes da patrocinadora e dois dos participantes. Selma Beltrão, representante dos participantes e assistidos da Embrapa no Conselho Deliberativo da Fundação, explica que mesmo não sendo o órgão deliberativo máximo, a diretoria executiva exerce grande influência e poder nas decisões que afetam a todos. Atualmente, há paridade na representação de interesses apenas nos conselhos Fiscal e Deliberativo, por força de lei.

Vicente Almeida, presidente do SINPAF, afirma que a reivindicação decorre “de um processo natural de democratização dos fundos de pensão”. O modelo de gestão proposto pelo sindicato já é realidade na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), que é o maior fundo de pensão do País (25º no mundo ). Lá, a diretoria executiva é composta por seis membros, sendo três indicados pelo patrocinador e três eleitos pelos participantes. A Fundação dos Economiários Federais (Funcef), terceiro maior plano de previdência privada do país, também vive essa forma mais democrática de gestão.
Vicente também ressalta a importância do sindicato aprofundar o diálogo com os trabalhadores aposentados, inclusive para construir estratégias de defesa de seus direitos junto ao INSS, que gere o sistema de aposentadoria estatal, às gestoras dos planos de previdência complementar e às próprias empresas e planos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário