quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Revisão do PCE: Embrapa se compromete a apresentar proposta de estrutura de carreiras e salários na próxima semana

O grupo de trabalho de revisão do Plano de Carreiras da Embrapa (PCE) já realizou cinco reuniões, que trataram basicamente da metodologia de negociação e apresentação das pautas da empresa e dos trabalhadores. Os representantes da empresa se comprometeram a entregar proposta de reestruturação das carreiras e da nova tabela salarial na próxima semana.

O grupo de trabalho (GT) responsável pela revisão do Plano de Carreiras da Embrapa (PCE) realizou, até o momento, cinco reuniões, que trataram basicamente da metodologia de negociação e apresentação das pautas da empresa e dos trabalhadores. Durante a negociação, a comissão da Embrapa se propôs a discutir o percentual de interstício linear de cerca de 3% entre os níveis salariais, proposto pelo sindicato, e a mudar a estrutura de carreiras (atualmente pesquisador, analista e assistentes) como forma de valorizar a ascensão do trabalhador. Os representantes da empresa se comprometeram a entregar essas propostas na próxima reunião, marcada para o dia 16/11, inclusive com sugestão de nova tabela salarial.

Elias Moura Reis, diretor Administrativo-Financeiro do sindicato e um dos membros do GT, afirma que essas informações serão disponibilizadas para a base, inclusive com as análises pertinentes. Mario Ângelo de Faria, diretor de Assuntos Jurídicos, que também compõe o GT, informa que todas as sugestões financeiras enviadas pelos filiados compõem a pauta apresentada à Embrapa (disponível para todos os filiados nas seções sindicais do SINPAF), lembrando que “a negociação demanda muita discussão técnica, pesquisas e articulação política”.

Os representantes do SINPAF ressaltam que os trabalhadores devem estar cientes de que o processo em curso visa a uma revisão, e não à construção de um novo plano. “Nossa intenção é conquistar o máximo de avanços contemplando os anseios da base. Por isso incluímos todas as sugestões que cabem num processo como esse. Até o momento, podemos destacar como positiva a disposição da empresa em discutir a recuperação da linearidade entre os níveis salariais, que passou a ser regressivo a partir de 2009, já que a tabela salarial implantada naquele ano e que vigora no momento determina um percentual menor a cada ano de trabalho. Outras sugestões, que se encaixam mais na negociação do acordo coletivo, serão negociadas nessa ocasião”, explica Mario Ângelo.

Proporcionalidade salarial

O SINPAF também defende que a proporcionalidade salarial entre as categorias deve ser considerada a partir do ponto de vista da base, ou seja, contemplando a elevação do salário-base, especialmente dos menores salários (assistentes), aproximando-os do salário mínimo nacional sugerido pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que é de cerca de R$ 2,5 mil.

Quanto aos valores para a nova tabela salarial, a comissão do SINPAF entende que todas as categorias devem ser beneficiadas, especialmente as que apresentam defasagem salarial em relação ao mercado de trabalho.

Documentos relativos à negociação

A comissão se reúne duas vezes por semana. Em dezembro, será avaliada a necessidade de prorrogação dos trabalhos. As atas disponíveis no site www.sinpaf.org.br, no menu lateral (PCE/PCS). Nessa mesma seção serão publicados todos os pareceres jurídicos e administrativos relativos às reivindicações.

Composição do GT

Representam os trabalhadores no GT o diretor de Assuntos Jurídicos do SINPAF, Mario Ângelo de Faria (analista), e os diretores regionais Sudeste, Anderson Soares Pereira (pesquisador), e Centro-Oeste, Sergio Roque Lima (assistente). Os diretores Elias Moura Reis (administrativo-financeiro) e Geraldo dos Reis Pacheco participam como suplentes. A Embrapa está representada por Claudemir dos Santos Souza (DGP), Marina Mendes Gomes Pereira (DGP) e Marcelo Henrique dos Santos Soares (AJU).

Um comentário:

  1. A expectativa é que os temas tratados possam ser a cada instante compartilhado com todos os filiados, e que o martelo seja batido com segurança de que todo mundo será beneficiado

    ResponderExcluir