quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pedro Eugênio pede agilidade na execução de emenda para o Semiárido


O presidente do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, deputado Pedro Eugênio, participou, na manhã desta quarta-feira (26), de reunião com membros da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes. O deputado pediu agilidade na execução de sua emenda individual, no valor de R$ 560 mil, destinada à implantação de Campos de Aprendizagem Tecnológica (Cats), que irão beneficiar agricultores de 20 municípios do Semiárido.

O presidente da Embrapa informou que a empresa já iniciou a implantação do programa, mas ainda depende de alguns prazos e finalização de etapas técnicas. Falta muito pouco. Ainda este ano estaremos em Pernambuco e vamos conferir de perto o andamento de todo o processo, garantiu.

Os recursos da emenda irão proporcionar a implantação de Cats. Esses centros são conhecidos por serem espaço de valorização, conhecimento, inovação tecnológica e multiplicação dos instrumentos de irrigação pelos agricultores.

O modelo propõe avançar no sistema de produção, que atualmente reflete o regime de chuvas da região. A ideia é usar a tecnologia para captação de recursos hídricos, a exemplo de barragens, açudes e poços, que incorporem avanços técnicos construtivos ou de manejo de recursos hídricos, associando-os a instalação de ambientes físicos, metodológicos e capacitando os agricultores.

Além da captação de água, que pode garantir o cultivo durante todo o ano, os Cats contam com minibibliotecas e acervo da Embrapa. O local serve de ponto de conhecimento e divulgação das técnicas, a fim de capacitar e multiplicar a tecnológica rural.

Publicado por Elba Galindo às 15:53h

Nenhum comentário:

Postar um comentário