quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SINPAF repudia manifestação unilateral da Embrapa sobre projeto de autarquia especial

A Diretoria Nacional do SINPAF repudia a manifestação contrária da Embrapa, por meio de sua Assessoria Jurídica (AJU), sobre a proposta de transformar a empresa em autarquia especial sem nenhum diálogo com o sindicato, que é o legítimo representante dos trabalhadores. Ao negar uma discussão aberta com os trabalhadores e seu sindicato, a diretoria da Embrapa ratifica seu autoritarismo e desprezo aos anseios de seu corpo técnico.

Para o presidente do sindicato, Vicente Almeida, o debate sobre a proposta é necessária. “O fato do projeto não estar assinado não o torna menos relevante. Aliás, essa situação reflete o clima de insegurança e medo que assola os corredores da empresa, pois ao não assinar o projeto os responsáveis por ele certamente temem represálias por ousarem pensar na natureza jurídica da Embrapa e não apenas cuidarem de seus afazeres técnicos”, afirma. Para ele, é natural que um corpo técnico e de apoio altamente qualificado proponha a discussão de novos modelos para a empresa, sem precisar de “licença” da diretoria.

Para Vicente, somente a diretoria da Embrapa não considera importante debater a proposta com os trabalhadores e o próprio governo. “Isso é fruto da esquizofrenia institucional que alimenta desvios e abusos administrativos e políticos vivenciados pelos trabalhadores no seu dia a dia”, afirma. Ele ressalta que o SINPAF não discute o mérito da proposta, mas sim a sua legitimidade e a falta de interesse da Embrapa em promover uma discussão ampla sobre o assunto. “Isso demonstra claramente que o discurso de valorização não passa de retórica vazia dos atuais gestores, pois não existe valorização sem diálogo e participação”.

A proposta, que chegou ao conhecimento do SINPAF há algumas semanas sem nenhuma assinatura, será tema da próxima reunião ampliada da Diretoria Nacional, que será realizada em Brasília entre os dias 24 e 26 de novembro. As seções sindicais estão sendo orientadas a realizar, desde já, assembleias de base para que os trabalhadores se manifestem sobre o tema, independentemente do direcionamento da diretoria da empresa. As opiniões da base subsidiarão a discussão dos dirigentes.

Leia também
- SINPAF quer avaliar projeto para transformar Embrapa em autarquia em regime especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário