sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SINPAF elabora documento-base da revisão dos planos de cargos a partir das sugestões da categoria

Fotos: Cícero Lio (Vice-presidente da SSEP)
A comissão nacional de sistematização das propostas dos trabalhadores da Embrapa e Codevasf para a revisão dos planos de cargos e salários elaborou, durante reunião realizada esta semana (26 a 29/9), um documento base que servirá de parâmetro na negociação com as empresas. Segundo Mario Ângelo, diretor de assuntos Jurídicos do SINPAF e coordenador do grupo, 95% das seções sindicais encaminharam sugestões de seus filiados.

Mario Ângelo salienta que algumas sugestões são específicas para a negociação dos acordos coletivos, por isso constarão das pautas que estão sendo elaboradas na base. De acordo com ele, o sindicato finalizará a proposta de revisão do PCE até o dia 15 de outubro, e do PCS até 30 de outubro.

A expectativa do sindicato é que as negociações tenham início ainda no mês de outubro, pois ambas as empresas se comprometeram – no Acordo Coletivo de Trabalho 2011-2012 – a cumprir prazo de envio das propostas de reformulação dos planos ao Ministério do Planejamento. No caso da Embrapa, até 31 de dezembro de 2011. Já a Codevasf estabeleceu a data de 20 de abril.

A reunião contou com a participação dos cinco membros da comissão paritária responsável pela revisão do PCE da Embrapa, pelos diretores regionais e outros 30 convidados das seções sindicais da Embrapa e Codevasf.

O sindicato também encomendou análises técnicas ao Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Nosso objetivo é promover, tanto na Embrapa quanto na Codevasf, uma discussão técnica de alto nível capaz de resultar em instrumentos realmente capazes de estruturar condições favoráveis para os trabalhadores e as empresas”, explica Mario.

Além de Mario Ângelo, representarão o SINPAF na comissão paritária de revisão os diretores nacionais Elias Moura Reis, Sérgio Roque Lima, Anderson Soares Pereira e Geraldo dos Reis Pacheco. O SINPAF solicitou à Embrapa, há mais de um mês, a realização de uma primeira reunião para discutir a metodologia de trabalho. Até o momento, porém, a empresa não oficializou sua comissão.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário