quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Embrapa descumpre novamente o ACT ao não nomear comissão de revisão do PCE

A despeito do compromisso de revisar o Plano de Carreiras da Embrapa (PCE), assumido pela empresa durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2011-2012, a diretoria da estatal se mantém calada em relação ao início do processo. Há mais de um mês, no dia 10 de agosto, o SINPAF apresentou ao chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) os nomes dos seus representantes na comissão paritária responsável pela negociação, solicitando a realização da primeira reunião da comissão para discutir a metodologia de trabalho. Até o momento, porém, a Embrapa não atendeu ao compromisso.

Além de descumprir ao ACT, a empresa menospreza a necessidade de promover a revisão do PCE, que desde que foi implantado, em 2006, causou profundo descontentamento em grande parte dos trabalhadores. “Em todo o país há processos contra a forma como a Embrapa promoveu a transposição dos trabalhadores da antiga para a atual tabela salarial, em janeiro de 2009. Além disso, a revisão do PCE foi um dos itens essenciais para o fechamento do acordo coletivo”, lembra o presidente do sindicato, Vicente Almeida.

De acordo com o compromisso assumido pela Embrapa em ata (clique aqui para ler>>), a revisão do PCE observará, prioritariamente, pecúnia, adicional de qualificação para assistentes, percentual de interstício e crescimento na carreira de Assistente. A empresa se comprometeu a submeter a proposta negociada com o sindicato aos órgãos governamentais até dezembro deste ano. “Temos menos de quatro meses para cumprir esse prazo. Nossa expectativa é de que a diretoria da Embrapa honre esse compromisso, pois os trabalhadores não ficarão passivos diante de mais esse descumprimento do acordo coletivo”, afirma Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário