quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Estresse no trabalho afeta 67% dos brasileiros, aponta estudo

Relatório People at Work, do ADP Research Institute, indica que 57% dos entrevistados acreditam que seus superiores não estão preparados para falar sobre questões de saúde mental, sem julgamento

Estresse no trabalho afeta 67% dos brasileiros, diz estudo. Christopher Lemercier/Unsplash

Uma pesquisa mostrou que, no Brasil, 67% dos trabalhadores são influenciados negativamente no trabalho pelo estresse. O dado faz parte do relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute. O número está acima da média global, que ficou em 65%.

Além disso, o levantamento, que ouviu 32.612 trabalhadores em 17 países ao redor do mundo e 5.751 na América Latina (Argentina, Brasil e Chile), mostrou que a quantidade de trabalhadores que se sentem apoiados pelos gestores em relação à saúde mental caiu de 70% em 2022 para 64% neste ano.

Além disso, 57% acreditam que os superiores não estão preparados para falar sobre questões de saúde mental, sem julgamento.

No geral, o sentimento de satisfação dos trabalhadores com seu emprego atual e o otimismo para os próximos cinco anos no local de trabalho permanecem altos.

Nove em cada 10 trabalhadores (90%) se dizem satisfeitos com seus empregos, com aqueles na Ásia-Pacífico sendo os mais positivos (91%) e os europeus, os menos (87%). O otimismo é mais alto entre os mais jovens.

Os colaboradores também relatam que as empresas estão menos flexíveis do que no ano passado com relação à política de bem-estar, aos serviços de aconselhamento especiais ou às pausas para o autocuidado.

No entanto, as atividades de construção de equipes e programas de assistência estão ganhando destaque como iniciativas de promoção da saúde mental dos colaboradores.

Outro ponto que os trabalhadores relatam é que as empresas continuam progredindo no desenvolvimento de iniciativas de diversidade, equidade e inclusão. Cerca de 20% deles acredita que promover uma cultura de trabalho inclusiva é parte fundamental do apoio de seus empregadores à saúde mental positiva no trabalho.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário