sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Diretoria Nacional envia pautas de reivindicações dos ACT 2012-2013 às seções sindicais da Embrapa e Codevasf

A Diretoria Nacional encaminhou hoje (1º/12) às seções sindicais da Embrapa e Codevasf as pautas  do Acordo Coletivo de Trabalho 2012-2013. O conjunto de reivindicações que comporão a negociação com as empresas deverá ser aprovado pelos trabalhadores entre os próximos dias 16 e 19 (conforme Edital de Convocação publicado no dia 17 de novembro – leia aqui).

“Como uma primeira tentativa coletiva de aprimoramento metodológico do processo, certamente haverá situações e propostas que deverão ser alvo de críticas e sugestões. O que se intenta, no entanto, é que a redação do ACT seja clara e que considere especificidades locais e regionais, garantindo a redação que demonstre maior poder de avanço nas bandeiras e interesses da categoria”, explica Vicente Almeida, presidente do SINPAF.

Ao sistematizar as sugestões da base, a Diretoria Nacional considerou  aquelas que tiveram maior número de citação por região, observou critérios técnicos e políticos – possibilidades jurídicas e de enfrentamento da base. Algumas propostas no campo da Saúde e Meio Ambiente tiveram a importante contribuição dos delegados que participaram do I Seminário Nacional de Saúde do Trabalhador da Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário.

Vicente afirma que algumas proposições constantes das pautas podem ser contempladas pela revisão dos planos de cargos e salários (PCE e PCS). “Porém, por uma questão estratégia e de responsabilidade política acreditamos ser importante mantê-las”. A Diretoria Nacional orienta os filiados a procurar os presidentes das seções sindicais para esclarecer dúvidas ou formular novas sugestões de aprimoramento metodológico.

O objetivo do SINPAF é entregar as reivindicações dos trabalhadores às empresas até o final de março. As estratégias de negociação serão discutidas durante as plenárias regionais, entre março e abril de 2012.

Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário