terça-feira, 25 de outubro de 2011

Empresas apostam na sesta e nos benefícios que esse momento pode proporcionar aos funcionários

O soninho pós-almoço que acomete a maioria dos trabalhadores pode ser considerado por muitos como preguiça, porém, em países da Europa, por exemplo, a sesta é um hábito bastante comum. Em terras tupiniquins, o costume de cochilar durante o dia não é tão difundido, mas algumas empresas já oferecem espaços de relaxamento aos seus funcionários,e pesquisas mostram que esse momento realmente pode ser positivo. 

Um estudo da Nasa atestou que 26 minutos de repouso aumentam a produtividade em até um terço e a capacidade de atenção em 54%. Outro levantamento, esse publicado na revista "Nature Neuroscience", mostrou que a sesta contribui para o armazenamento de lembranças recentes. 

- Temos dois cliques de sono durante o dia, um entre meio-dia e 14h e outro entre 20h e 22h. Se pudéssemos respeitar esses momentos em que o corpo pede descanso, teríamos uma qualidade de vida melhor e um sono muito mais saudável. A produtividade intelectual realmente sofre um forte impacto positivo com a sesta - explica Luiz Massad, gestor médico da Torres Associados, empresa que atua na área de gestão de políticas de benefícios. 

A adesão das empresas brasileiras não é generalizada, mas, ao que parece, as que incluíram essa opção, de cerca de 20 minutos de descanso, em seu ambiente só apresentam resultados positivos. 

- As pessoas voltam do cochilo muito mais relaxadas e, assim, produzem satisfatoriamente. Temos dois espaços pra isso, um no pomar, com redes em meio a muito verde, e outro, com futtons. Os minutos que a pessoa passa nesses locais não são perdidos pela empresa, todos saem ganhando - afirma Luiza Nizoli, presidente da empresa de RH Apdata, que oferece esse benefício e pretende ainda ampliar os espaços de relaxamento. 

Também ligada nessa tendência, desde 2007, a empresa farmacêutica Novo Nordisk criou uma sala com almofadas, pufes e futtons para que seus funcionários relaxem. 

- Buscamos oferecer diversas atividades em prol do bem estar. Uma delas é um espaço de descompressão, onde os colaboradores podem relaxar e uma vez por semana ter sessões de massagem. Sentimos uma imensa diferença no fator motivacional de todos. E, com uma equipe motivada, a performance no geral melhora - declara Gustavo Mizraji, diretor geral da Novo Nordisk. 

O Google é o exemplo mais famoso de empresa que preza por variados benefícios aos seus funcionários. Dentre eles, estão momentos de relaxamento em redes, além de sessões de massagem, partidas de videogame, pebolim ou pingue-pongue, assistir a DVDs ou ler revistas em quadrinhos faz parte do dia a dia da gigante da tecnologia, que não por acaso foi eleita em 2010 como o melhor lugar para trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa anual GPTW (Great Place to Work).

Nenhum comentário:

Postar um comentário